Depois de começar

Quando eu tinha 10 anos tive que mudar de escola. Me lembro do medo, da insegurança e da ansiedade que sentia no primeiro dia de aula.  Tudo era novo e  parecia que eu não pertencia aquele lugar. No primeiro recreio uma criança esbarrou em mim e  derramou o leite da merenda na minha camiseta, fiquei cheirando leite azedo o resto do dia. Não pareceu um bom começo!

O começo do casamento, o começo da maternidade, começo em uma cidade nova, ou emprego novo, ministério ou amizade. Quantas vezes esses sentimentos tomaram conta de mim quando tive que dar início a algo. Quantas vezes os primeiros dias foram difíceis e frustrantes. Incontáveis vezes tive que passar por começos em minha vida, e sabe  o que foi o mais dificil? A perseverança.

Me lembro de vezes que a insegurança não foi embora rápido, o medo persistiu mais tempo do que eu queria ou a ansiedade era mais forte do que qualquer coisa. Por vezes eu comecei e não desisti mas, várias vezes falava e me questionava se deveria ou não continuar. Quantos regimes começados nas segundas e terminados nas terça-feiras seguintes!

Todo começo carrega consigo a incerteza mas, todo começo precisa da perseverança!  Hoje eu penso que o mais difícil nem é o começar e sim, o PERSEVERAR. 

Por exemplo, quando começo a ensinar meus filhos algo que sei que eles precisam aprender mas, muitas vezes a insistência deles, ou até mesmo minhas atividades me fazem desistir. Ou quando me chamam para exercer algo em equipe e as dificuldades em me relacionar com as pessoas me fazem desistir. Quando começo fazer exercício físico e a preguiça me faz desistir. Quando começo uma rotina de devocional e leitura  da Palavra e o ativismo ou o cansaço me fazem desistir.

Está vendo? Para mim o mais difícil é o perseverar! A minha oração é que Deus me ajude a perseverar nos meus começos!

Quando penso em perseverar, vem à minha mente Cristo Jesus, que perseverou até o fim quando começou sua “jornada” na terra, sabendo que sofreria tanto, Ele até pediu ao Pai para O livrar do sofrimento, mas Ele não desistiu! Ele sabia que seu começo traria o fim da morte eterna para mim e para você!

Jesus sabe de nossas lutas nos nossos começos. Além de nos ajudar (se quisermos) a escolher o que devemos ou não começar, Ele nos ajuda a perseverar. Ele vai a frente de tudo mostrando que está conosco, tirando todo medo, toda insegurança e ansiedade, nos dando sabedoria e forças para continuar.

Não posso dizer que estou tendo vitórias em tudo, mas desde que comecei a pedir ajuda para saber o que começar ou para perseverar tudo ficou mais fácil.

Não muito tempo atrás tive que dizer não para algumas coisas que estava fazendo e estavam me sobrecarregando. Eu não queria parar, amava o que estava fazendo mas, não estava conseguindo dar o meu melhor. Sou do tipo de pessoa que digo sim pra tudo e vou fazendo até chegar no meu limite. Sou do tipo que falo sim antes de parar e orar e pedir a orientação de Deus se devo ou não começar aquilo.

Quando tive que dizer não foi uma mistura de alívio e de sentimento de derrota, de frustração. Mas, aprendi que devo pensar muito bem antes de começar algo para não desistir e se começar… perseverar.

Algumas perguntas que faço antes de iniciar algo e que estão me ajudando:

  • Orei antes para saber se Deus tem me dirigido a isso?
  • Eu tenho tempo para me dedicar?
  • Eu estou disposta a perseverar ?

Melhor não fazer as famosas “promessas” do que acabar sempre deixando todos os começos pela metade.

Coloque o perseverar à frente do começar!  #ficaadica

Fotografia: Unsplash

Escrito por

Bianca, casada, 33 anos. Mommy de duas lindas crianças. Lissa-8 e Taylor-5. Mora no interior de São Paulo em um lar que mistura pancakes no café da manhã e arroz e feijão no almoço. Estudou telogia no Instituto Bíblico Peniel, onde começou a ser moldada pela Palavra que é viva. Gosta de passar tempo com a familia e amigos, regado a muito café onde a Biblia é The Book on the table! As vezes sapeca, outras mais sérias, tempo tagarelando outros being quiet, mas sempre buscando melhorar e contagiar com uma alegria que não é dela!

Um comentário em “Depois de começar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s