Nem sempre é do jeito que eu quero

Gostaria de viver sempre bem, alegre, e animada. Queria que tudo desse certo e que as coisas fossem do jeito que planejei, mas nem sempre é assim que acontece.

Nossa vida é uma grande aventura e vivemos como se estivéssemos numa grande montanha russa, ora lá em cima, ora lá embaixo. Muitas vezes essa aventura não é tão divertida, e se torna difícil estar alegre quando estamos lá embaixo, no vale.

Muitas situações que passamos, ou fases de nossas vidas, são mais difíceis de enfrentarmos ou aceitarmos. Talvez o que para mim seja uma prova complexa, você possa tirar de letra. Houve momentos em que achei que seriam uma eternidade e hoje, olhando para trás, vejo que pude vencer e aprender muito.

Agora estou passando uma nova fase na qual achei que não teria dificuldades. Nesses últimos dois anos, estou passando pela fase chamada climatério (período que antecede a menopausa). Ah! Se eu pudesse pular essa fase! A cada dia, eu preciso encará-la, mesmo que sua aparência não seja das melhores.

Confesso que quero fugir dela, mas não dá: me acompanha quando acordo pela manhã; vai junto comigo ao trabalho e ao encontro com amigas; ao supermercado e aos esportes; ainda vai comigo dormir, ou melhor, se me deixar adormecer, pois algumas vezes nem me deixa descansar tranquilamente.

Um dia, a presença dela foi tão incômoda, e o que sentia era muito intenso, que pedi a Deus que tirasse aqueles sintomas desagradáveis como um toque de mágica, pois eu não queria passar por aquilo. Minha vida estava ficando mais difícil.

Quem está passando por isso pode me entender, ou mesmo quem ainda não passa sabe o que é TPM. Então, os sintomas do climatério são iguais, mas mais intensos e acompanhados de outros sinais. Mas há algumas mulheres que nem sentem nada. Uau! São privilegiadas. Que inveja!

Então, como eu dizia, pedi a Deus que me livrasse desses sintomas.

O mais interessante é que, enquanto eu conversava com Deus, o Espírito Santo me lembrou que essa fase faz parte da vida, e que também é uma das consequências da queda. Como sabemos, as implicações da queda são para nós desagradáveis, mas precisamos carrega-las até a morte.

No entanto,  Jesus nos salvou da condenação eterna e nos deu vida com Ele – vida plena. Jesus está conosco sempre, até a consumação dos séculos, sem contar a eternidade. Como será maravilhoso viver na eternidade com Ele!

Junto com esse pensamento, o Espírito Santo também trouxe à minha memória alguns versículos e pensamentos.

 Estejam sempre alegres no Senhor. Digo mais uma vez: Alegrem-se! (Fp 4:4- Palavra Viva – grifo meu)

“… considerem motivo de grande alegria quando passarem por vários tipos de provações.” (Tg 1:2 – Palavra Viva)

 “Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Ec 3.1 – JFA)

 “Agradeçam a Deus em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Ts 5:18 – Palavra Viva)

É preciso olhar para essa fase com outras lentes – as lentes da alegria e da gratidão.

Ficar alegre por não estar bem? Agradecer por sentir dor, por não dormir, por estar deprimida? Por ter que enfrentar os sintomas da menopausa, as dores de uma perda, um acidente, uma doença, uma repentina separação, …?

Não, não.

É ficar alegre no SENHOR.

Quem é o Senhor? Um ótimo atributo a pensar é que Ele é o dono de todas as coisas. Ele é o meu dono. Pertenço a Ele e nada acontece sem a sua permissão. Está no controle de tudo. Ele vê aquilo que eu não posso ver.

Em tudo, Ele me dá as condições para enfrentar minhas lutas, dores, tristezas, desapontamentos, doenças, perdas, …

Ele também dá o equilíbrio que precisamos para todas as situações, pois Ele está perto.

A Palavra de Deus nos encoraja a falarmos com Ele e contar tudo o que estamos passando. Temos livre acesso e liberdade diante do trono para orar e suplicar.

E a gratidão anda junto, pois olhamos para quem Deus é, e o que Ele está fazendo. Não olhamos para as circunstâncias pelas quais estamos passando.

Ao lançarmos nossas petições, devemos agradecer a Deus pelo cuidado e por sua providência. Ele nem sempre mudará as situações, mas mudará nossas mentes para alcançarmos plena confiança nEle. É quando aceitamos aquilo que estamos vivendo, crendo que Deus está no controle. Nada podemos fazer e dependemos dEle para tudo.

Não se preocupem com nada; pelo contrário, orem sobre tudo. Falem para Deus o que vocês precisam e agradeçam a ele por tudo que ele tem feito.”(Fp 4:6 – Palavra Viva – grifo meu)

Nos momentos difíceis de crise, é realmente difícil alegrar-se no Senhor e ser grata. O segredo está em viver dia a dia na presença do Senhor, em comunhão constante com Ele, procurando pensar como Ele pensa, e enxergar as coisas da maneira que Ele vê. É fácil? Com certeza, não. Mas não é impossível. É uma tarefa que podemos aprender aos pés do Senhor, um pouquinho a cada dia.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.” (Fp 4:8, 9)

Quero encerrar essa reflexão com a letra da música “QUANDO AS COISAS”.

Quando as coisas não acontecem do jeito que eu quero

Em lugar de ficar triste é melhor quando eu espero

Para saber o porquê, o que o Senhor quer mostrar,

O que ele quer dizer quando não faz aquilo 

Que meu coração quer mais.

 

É fácil sorrir quando a gente acredita

Que Deus toma conta da nossa vida.

E, é tão bom saber, que ele vai suprir, 

Qualquer necessidade que eu sentir.

 

Às vezes, fica difícil de acreditar

Que aquilo que eu quero não é o melhor para mim.

Então, procuro meu Senhor

E lhe digo que não consigo entender,

Mas que posso crer que Ele

Sabe realmente o que é melhor.

 

Agradeço, Senhor, por fazeres em minha vida,

Só aquilo que tu queres.

Agradeço porque apesar do que sou, Senhor,

Ainda me tratas com tanto amor.

 

É fácil sorrir quando a gente acredita

Que Deus toma conta das nossas vidas.

E, é tão bom saber, que ele vai suprir, 

Qualquer necessidade que eu sentir

(Grupo Emme do Palavra da Vida – Letra de Mayra Peixoto)

 

 

Foto: JellySundae at Tumblr.com 

 

 

 

12 comentários em “Nem sempre é do jeito que eu quero

Adicione o seu

  1. “Ele também dá o equilíbrio que precisamos para todas as situações, pois Ele está perto.”
    Que bênção poder desfrutar dessa certeza que sempre Ele está perto, cuidando e equilibrando tudo!!!
    Obrigada pelas palavras de ânimo! Fui grandemente abençoada… Forte abraço querida! 🙏❤😘

    Curtir

  2. Viver assim não é fácil, mas, mais difícil é viver se não for assim. Que o Senhor nos ajude a viver sabendo que cada dia será como Deus quiser. Obrigada por suas palavras Dulce. Deus te abençoe! Saudade!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: