Além de mesas e paredes…

“Eu não estava pronta, eu não tenho nada preparado, meu esposo não quer participar..”

Essas poderiam ter sido as desculpas de Abigail. Em I Samuel 25 a Bíblia conta a história de uma mulher bonita e inteligente que com sua sensatez conseguiu evitar uma tragédia. Mas não são somente essas as qualidades que me impressionaram em Abigail. O que realmente me impactou foi a sua hospitalidade.

Abigail era dona de casa. Ela era casada com um homem de muitas posses, mas de coração insensato. Naquela situação ela não poderia exercer sua hospitalidade a Davi e seus guerreiros de modo convencional. Mas isso não a impediu de usar seu dom.  Aquilo que ela tinha, com o melhor que ela poderia fazer, ela o fez diligentemente.  A história de Abigail reflete TRÊS princípios fundamentais sobre a hospitalidade.

1. HOSPITALIDADE NÃO É SOBRE VOCÊ…

Como donas de casa é muito importante para nós, receber bem os outros.  Confesso que algumas vezes quando pessoas vem na minha casa eu torno a preparação em algo estressante, tenho essa expectativa irreal de que a casa precisa parecer uma vitrine. Não foram poucas as vezes que eu disse ao meu esposo, “Se eles virem a casa assim o que eles vão pensar de mim?” – esquecendo-me que hospitalidade não é sobre mim. A hospitalidade não é sobre autopromoção e sim uma oportunidade de usar a criatividade, os talentos e recursos que Deus nos emprestou para abençoar outros.

“Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação. Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” 1 Pedro 4:9,10 

2. HOSPITALIDADE NÃO ESTÁ PRESA À PAREDES…

Não importa qual é o tamanho da sua casa, qual é o tipo de decoração, nem sequer importa se você tem uma casa. Onde Deus te tem, em qualquer fase da vida e independente do seu estado civil ou dos números na sua conta bancária, você  pode sim exercer hospitalidade! Porque ela não está presa à essas coisas e sim diretamente ligada à necessidade dos outros. Onde quer que você esteja você pode acolher alguém. Todos os dias, de diversas formas, nós podemos usar a hospitalidade para lembrar alguém que ele não está sozinho.

“Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.” Romanos 12:13

3. HOSPITALIDADE NÃO É SOBRE PERFEIÇÃO…

Por vezes pensamos que a hospitalidade só pode ser exercida em uma casa perfeita ou ao redor de uma mesa impecável. Mas hospitalidade não é sobre perfeição, e sim sobre fazer o melhor que você pode, com os recursos que você tem, onde você estiver.

“Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’ O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.” Mateus 25:35-40

Quais recursos Deus tem te dado além de mesas e paredes e como você pode usá-los em hospitalidade?

 

Fotografia: Brooke Cagle on Unsplash

 

Escrito por

Redimida. Casada com meu melhor amigo, Matthew. Mãe de primeira viagem da Chloe. Filha de pastor. Sonhadora em tempo integral. Pedagoga e Mestra em Educação Cristã. Nascida em Pernambuco, criada no Amazonas e morando no Texas. Atualmente trabalhando para minha Igreja local, The Heights Baptist Church e para a Missão Amazon Outreach. Encorajando mulheres a serem quem Deus as criou pra ser na @comunidade31.

2 comentários em “Além de mesas e paredes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s