Perca o controle!

Eu sou portadora de insuficiência renal crônica, já fiz dois transplantes e estou na fila para tentar um terceiro. Mas hoje quero compartilhar com vocês algo que aconteceu na época do segundo transplante que foi um grande marco no meu relacionamento com Deus, na minha compreensão do que é realmente descansar Nele.

No segundo dia pós-operatório eu estava muito bem, tudo dentro do esperado, mas um dos exames inexplicavelmente apresentou uma alteração e o médico temia por uma rejeição aguda. Enquanto aguardava o resultado da biópsia, num choro copioso, eu desabei: “Mãe, eu tentei, eu estava sendo forte, mas isso é demais pra mim. Não consigo mais, não aguento mais.” Foi quando recebi de minha mãe uma das maiores, senão a maior lição de vida que poderia receber: “Que bom, minha filha. Finalmente. Agora deixa Deus cuidar”.

Não me entenda mal, Deus não precisa de nenhuma atitude nossa para que Ele faça o que Ele quer, Ele é soberano sobre todas as coisas, mas é interessante perceber a capacidade que temos de limitar a ação de Deus nas nossas vidas quando achamos que estamos no controle. Eu estava bancando a forte, confiante e segura, mas no fundo estava desesperada. Enquanto estava tudo dando certo, era possível manter a pose, mas, no momento em que tudo poderia desandar, aquela pose caiu.

Confiar em Deus demanda assumir, para si e para os outros, que nada está em suas mãos. E, por incrível que pareça, depois de tantos acontecimentos, até aquele instante eu ainda tentava controlar toda a situação. Confiar em Deus era entender que, mesmo se aquele rim durasse somente dois dias, tudo o que aconteceu até ali e tudo o que viria depois era para a Glória de Dele e cooperaria para o meu bem. Deus não teria perdido o controle se aquele rim deixasse de funcionar. Tentar segurar tudo com as minhas próprias mãos era cansativo e frustrante, tentar ser forte por mim mesma era cansativo e frustrante, esperar que Deus agisse de acordo com a minha vontade era cansativo e frustrante. No momento em que eu disse que não aguentava mais, minha mãe me ajudou a lembrar que eu não precisava mais. Naquele momento eu entendi o que significa o fardo leve que Jesus oferece em troca do pesado (Mateus 11:30).

Se você realmente descansa em Deus, não há frustração, porque não depende do resultado. Minha confiança não estava mais em que a cirurgia daria certo, mas em que Deus estava no controle, mesmo se tudo desse errado. Deus não estava sendo bom porque eu estava bebendo água e fazendo xixi, Deus é bom independentemente do que aconteça.

No dia seguinte, o médico entra no quarto com o resultado da biópsia e dos exames de sangue com um inesperado sorriso no rosto. Ele disse que estava tudo maravilhosamente bem, que eu tinha apresentado um episódio de ‘laboritite’, apelido carinhoso para erro do laboratório. Acontece nas melhores casas do ramo. Eu queria matar o cara do laboratório, mesmo sem saber quem era, mas me lembrei que Deus estava no controle. Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e que são chamados segundo o Seu propósito, então só restava agradecer pela ‘laboritite’ e pela valiosa lição aprendida.

Se Jesus é o seu SENHOR, o controle tem que estar na mão Dele. E, aaaahhhh (suspiro), isso é libertador! Controlar tudo o que acontece nessa nossa vida louca e ainda encarar os sustos que aparecem é muito pesado, por isso vai aqui minha sugestão: perca o controle! Deixe com Jesus o guidom da sua vida, Ele sabe bem o que fazer!

Fotografia: Caique Silva on Unsplash

Escrito por

Sou goiana de nascimento, brasiliense de coração, mas cidadã do Brasil todo. Como filha de pastor, já perdi as contas de em quantas casas morei! Bíblia, teologia, enfermagem, futebol, música, cinema (muito cinema), séries (muitas séries), livros (muitos livros), esportes (mais assistir que praticar)... tudo isso mexe com meu coração. Sou metida a escritora (escrevi o livro "Copo com gelo") e movida à saudade! Vamos conversar?

15 comentários em “Perca o controle!

  1. Suzinha, as vezes tenho a impressão de que tudo o que acontece com você é só para você ter ainda mais subsídio para levar as pessoas que te conhecem a chegarem mais perto de Deus. Seus exemplos, sua vida, seus escritos…. São lições, lições importantes que podemos aprender sem viver, porquês você já viveu para nós. Eu te amo e amo aprender com você. Que Deus te abençoe e continue te usando e te abençoando.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fui extremamente abençoada pelo seu testemunho, infelizmente tenho o mal costume de achar que estou cuidando de tudo e nesses últimos meses o Senhor tem me mostrado que Ele é quem tem o controle e cuida de tudo. Deus abençoe esse ministério lindo. Bjus

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s