37 anos, solteira.

– Idade?

– 37 anos.

– Estado civil?

– Solteira.

A moça que estava com os olhares fixos no computador levanta discretamente a cabeça, dá uma olhada de cima em baixo e volta para o computador. Essa cena é bem recorrente na minha vida. O olhar desconfiado pra resposta deve ter começado lá pelos 25. Sou solteira, não tenho filhos, nunca namorei, e isso ainda assusta as pessoas. Se você estiver numa situação parecida, talvez como tantas outras garotas crentes solteiras, já ouviu inúmeras vezes a célebre frase: “Deus está preparando alguém especial para você, confie nessa promessa”. Se for o caso, você já se perguntou, afinal de contas, que promessa é essa? O fato é, minhas caras, que essa promessa não existe, ao menos não biblicamente.

 

Vemos promessas na Bíblia em que Jesus diz que estará sempre conosco e jamais nos abandonará. O ouvimos dizer que está preparando nossa morada celestial onde passaremos a eternidade com Ele, mas nunca, em momento algum, o vemos prometer que todas irão se casar e ter filhinhos fofos e saltitantes. Inclusive, tanto temos trechos bíblicos que exaltam as belezas do casamento, como as vantagens da solteirice. É possível ser casada, como é possível ser solteira. Parece óbvio, mas às vezes nos esquecemos disso. Se há mulheres casadas ou solteiras, quem garante que a casada vai ser você? Por que não poderia ser você a solteira? E por que isso significaria que você seria triste ou menos afortunada que outra que se casaria? Você pode ser solteira, e abençoada, e realizada, e feliz. Às vezes eu penso em como seria se encontrasse um grande amor? Sim, com certeza. Da mesma forma como uma amiga casada às vezes poderia pensar em como seria sua vida, se ainda fosse solteira. Há desvantagens em não ter me casado? Definitivamente. Há vantagens? Mais do que eu mesma pensava. O casamento ou a solteirice, sendo para a glória de Deus, são bênção na vida de uma mulher. Qualquer uma das duas situações, sendo para o próprio umbigo, tem grandes chances de ser um desastre.

 

Passei minha adolescência e boa parte do começo da vida adulta esperando me casar para começar a viver. Quanta bobagem! Quanta mentira! Quem me conhece sabe que minha vida começou bem cedo! Que bom que, mesmo que tenha demorado um pouco, me toquei disso. Talvez um dia a gente se esbarre por aí e eu te conte algumas das minhas desventuras amorosas, mas não com amargura ou frustração, ou como foi tão sofrido que perdi as esperanças no amor. Deus está no controle, Ele sabe o que é melhor pra mim, inclusive nos assuntos românticos. Se Ele me quer solteira, abraço minha solteirice e vou aproveitar o que de melhor ela tem pra me oferecer, pra glória Dele! Sobre casamento? Bem, claro que já quis ter alguém só pra mim, já sonhei com um romance avassalador, daqueles que acontecem numa rua de NY em dezembro e o mocinho de sobretudo tira o cachecol do pescoço e coloca em você (ao som daquela música fofa do Ed Sheeran). Já dormi abraçada ao travesseiro pensando num abraço que nunca recebi. Já pensei que não tinha achado a pessoa certa, já pensei que não era a pessoa certa. Já sofri, já chorei, já comi, já me desesperei, já enlouqueci, já desencanei, já esqueci, já sosseguei. Se desisti? Só descansei!

Fonte de imagem: https://goo.gl/qscKet

Escrito por

Sou goiana de nascimento, brasiliense de coração, mas cidadã do Brasil todo. Como filha de pastor, já perdi as contas de em quantas casas morei! Bíblia, teologia, enfermagem, futebol, música, cinema (muito cinema), séries (muitas séries), livros (muitos livros), esportes (mais assistir que praticar)... tudo isso mexe com meu coração. Sou metida a escritora (escrevi o livro "Copo com gelo") e movida à saudade! Vamos conversar?

18 comentários em “37 anos, solteira.

  1. Bom dia. Impressionante seu texto pessoal. Poderia aqui dizer algo sobre promessas, mas não vou tecer comentários sobre elas, que são verdadeiras e fiéis. Entendo em parte as frustrações, elas são com pessoas e não com coisas…mas que bom que você deu a volta por cima e a vida segue…

    Curtido por 2 pessoas

  2. Olá!
    Também tenho 37 anos, cristã, solteira e sem filhos.
    Também aprendi a viver sozinha e também depois de chorar, emagrecer, engordar, frustrar e me reerguer, estou feliz.
    Já não sofro como antigamente e nem me importo tanto com os comentários.
    Estou vivendo melhor que muitos casais. Servindo ao Senhor e procurando ser útil da melhor forma que posso.

    Amei seu texto!

    Abraço!

    Curtido por 2 pessoas

  3. Excelente! Me casei com 32 anos. Lembro os muitos constrangimentos causados pelos comentários bem intencionados de irmãos casados. Tipo, – “Não entendo porque você não casou. É bonita e sabe cozinhar”. Deu para entender que deveria ter alguma coisa escondida por trás.
    Já sou casada por 32 anos e muito feliz, mas confio que nosso contentamento e realização não vem de nosso estado civil, mas nosso estado espiritual. Somos em primeiro e em último lugar filhas do Deus vivo!

    Curtido por 2 pessoas

  4. Amei Su…top demais…tenho começado a aprender sobre isso…
    Até pouco tempo atrás pensava que precisava me casar para ser completa aiai, que besteira…claro, assim como você também pretendo um dia me casar, se essa for a vontade de Deus pra mim, caso contrário, vida que segue, aprendendo a desfrutar do lado bom em ser solteira.

    Bjo Su

    Curtido por 2 pessoas

  5. Que texto! Que mensagem! Quem dera todas as garotas solteiras pudessem ler e ser tocadas pelo que você escreve aqui! Que Deus continue sendo teu maior amor e que viver a vida para Ele com plenitude e gratidão sejam teus maiores alvos!! Te admiro muuuuiiiito!

    Curtido por 2 pessoas

  6. Super concordo minha irmã. Falo uma frase que oor vezes choca: Não nasci para casar! Nasci para adorar a Deus e se o casamento estiver nesse propósito vai ser joia. Infelizmente muitos ” crentes” vivem nessa pressão e ainda por cima pressionam os solteiros. Deixei até mesmo de frequentar alguns retiros de obreiros por ter tanta brincadeira infeliz nesse sentido. O Pai me foi fiel e me permitiu unir propósitos com meu esposo Thyago e juntos compartilhamos a vida. Mas sim,fiquei solteira até 33 e servindo a Jesus.
    Deus te fortaleça e guie minha amiga.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s