A revolta dos panos de prato

Eu e meu marido nos casamos há pouco menos de dois anos por isso ainda estamos trabalhando para deixar nossa casa do jeito que queremos. Uma das coisas que tivemos em mente quando começamos a obra do nosso estúdio foi a de que deveria ser um local adequado para nossa pequena família (dois humanos e um cãozinho) mas adaptável e flexível para receber grupos maiores de amigos e familiares. Nosso sofá é modular, o apartamento é totalmente integrado – daí a classificação como estúdio, temos um carrinho que serve de bar e um aparador que acomoda os utensílios. Tudo é prático e quando os convidados chegam eu já antecipei a maioria das coisas que eles podem precisar. Meu intuito, como anfitriã, é que as pessoas se sintam à vontade e, claro, que eu desfrute do encontro e possa dedicar minha atenção e tempo ao que realmente é importante: os convidados. Vez ou outra, porém, alguma intercorrência aparece e acaba me distraindo da minha prioridade.

Jesus era uma pessoa sociável e dedicava tempo para seus amigos. Marta, Maria e Lázaro, de acordo com o relato bíblico, foram amigos mais do que especiais para Ele. A casa de Marta era como um lar para Jesus em Betânia e, no seu afã de agradar e ser uma anfitriã perfeita, ela acabou se distraindo com as tarefas do servir ao invés de dar prioridade ao convidado e desfrutar de sua presença (Lucas 10:38-42).

Sempre que ouço alguém falar que busca equilibrar o físico, o emocional e o espiritual eu me pego pensando: como isso é possível? E a resposta é bem mais simples do que pensamos. Trata-se de uma questão de identificar as prioridades… e de aprender a lidar com as distrações!

Na minha rotina devocional, a leitura da Bíblia é a prática que considero mais desafiadora porque, a meu ver, não pode ser uma leitura superficial. Ao contrário, a leitura bíblica requer atenção, assimilação, pesquisa (de vez em quando), comparação com textos ou versões paralelas e pra fazer tudo isso são necessários dedicação e tempo.  Eu sou dona de casa, entenderam o tamanho do desafio? É só eu sentar para ler a Bíblia que o telefone toca, o porteiro interfona, o cachorro pede biscoitinho, o marido não encontra a toalha de banho, o vizinho manda mensagem pedindo um favor. Se você, Karíssima leitora, trabalha fora, as distrações podem ser outras mas tenho certeza de que compartilhamos do mesmo desafio. Outro dia até brinquei (mas não muito rsrs) e ameacei queimar uns panos de prato pra ver se os moradores de casa – também conhecidos como meus bagunceiros – me davam um pouco de sossego para eu fazer algumas coisas pessoais. Seria praticamente uma revolta dos panos de prato, né?!

Comecei, então, a testar algumas estratégias para conseguir adequar meu horário de leitura da Bíblia à rotina diária. Eu uso a Bíblia do celular então uma boa dica é: desative o WiFi e coloque o aparelho em modo avião; com isso, você não se distrairá com as notificações. Procure um cantinho agradável e confortável, de preferência privativo. Aqui em casa só o banheiro é privativo (lembram que é um estúdio?) então eu adotei um cantinho do sofá, de costas para a janela (a paisagem também pode ser uma distração). Às vezes eu leio durante o dia mas à noite é mais fácil pois meu marido já voltou do trabalho e pode distrair o Napoleon.  Para ler durante o dia, costumo levar o Napo pra passear e como ele volta cansado, só quer saber da caminha. Não temos filhos mas se esse for o seu caso, é uma boa ideia aproveitar a sonequinha dos pequenos ou o tempo em que eles estão na escolinha.

Mesmo aplicando toda essa estratégia, ainda tinha algumas dificuldades. Então decidi fazer um teste retomando um hábito que eu tinha quando precisava muito focar no meu trabalho. Peguei o fone de ouvido do meu marido, daqueles bem grandes, que os meninos gostam para jogar videogame e liguei o app da Bíblia acompanhando o texto com o áudio. Que MARAVILHA! Em poucos dias, os meus bagunceiros entenderam que aquele momento era uma prioridade e que qualquer outra coisa menos importante poderia esperar até eu terminar a leitura e tirar o fone. Percebi então que não basta estabelecermos nosso momento de devocional como prioridade, é necessário informar aos que estão ao nosso redor para que eles o tenham como prioridade também (ok, com o cachorro isso não é tão simples mas mesmo ele se condicionou a me ver de fone e sentar grudadinho em mim pra relaxar enquanto estou lendo).  Isso garante que eu somente serei interrompida por motivos realmente importantes e não por distrações bobas.

Marta se deixou levar pelas distrações e perdeu a melhor parte. Maria escolheu a melhor parte. Distrações nos fazem perder o foco do que é realmente importante. Quando perdemos o foco, quem perde somos nós! Eu não quero me distrair e perder o foco do que é relevante. Ter um tempo com Deus e ler a Bíblia é essencial para que todas as outras esferas da minha vida estejam em equilíbrio e eu não quero abrir mão disso… mesmo que de vez em quando eu precise queimar uns panos de prato!

Fotografia: Chinh Le Duc on Unsplash

Escrito por

Brasileira por nascimento e espanhola no passaporte, casada com o Marco Antonio, cristã desde os sete anos de idade. Já trabalhou como enfermeira, manicure, maquiadora, contabilista, auditora e modelo plus size. Viajante frequente, após doze anos como executiva de Auditoria, descobriu que precisava de uma pausa para repensar a vida e redefinir as prioridades. Gosta muito de redes sociais, é apaixonada por tudo que faz e super curtiu quando o Facebook lançou as reações, principalmente o "amei".

4 comentários em “A revolta dos panos de prato

  1. Tenho tido tanta dificuldade de ter esse tempo com meu Senhor…com uma filha de 1 ano, casa e marido 24h ali…tem sido meu maior desafio. Mas vou escolher um horário e queimar alguns panos de prato para ter esse momento que é sempre o melhor do dia. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Martinha, obrigada pelo seu comentário. Faça uma força, querida, no começo é mais difícil mas depois se torna um hábito. Faça isso por você, você será grandemente abençoada! Não precisa ler muito, comece com um capítulo por dia e depois volte aqui pra contar pra gente!!!! Um beijo

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s