ESTOU ME SENTINDO ATRAÍDA POR OUTRA PESSOA!

A sociedade em geral gasta bastante tempo conversando sobre as traições dos homens, mas muito pouco é dito sobre o fato de que para cada homem que trai, existe pelo menos uma outra mulher envolvida, a não ser que ele esteja traindo com outro homem. As estatísticas mais recentes estão apontando que o número de homens e mulheres que traem estão cada vez mais próximos, e esse número seria muito maior para as mulheres se elas admitissem que o adultério emocional e as fantasias são adultério também.

Todas as mulheres casadas correm o risco de trair. Se você é uma daquelas mulheres que pensa “Eu jamais faria uma coisa dessas!”, considere em seu coração 1 Coríntios 10:12:

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!

Toda traição começa com uma tentação, e por isso é tão importante prestarmos atenção às tentações e na forma bíblica de lidarmos com elas. O que fazemos quando nos sentimos atraídas por outro homem que não seja o nosso marido? A maioria das mulheres não sabe como lidar com a atenção que recebe de outro homem, especialmente quando não está recebendo muita atenção dentro do seu casamento, muito menos sabe lidar com o seu desejo sexual insatisfeito.

Em 1 Coríntios 10:13, aprendemos que Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. Não deveria ser visto como algo totalmente improvável o fato de alguma mulher casada se sentir atraída por outro homem (ou mulher), e todas nós podemos, e devemos, estar atentas a situações como essas. Nesse mesmo versículo também aprendemos que as tentações são inevitáveis, só que isso não é desculpa para pecarmos.

E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.


FUJA DA IDOLATRIA

Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. (1 Coríntios 10:14). O fato de Deus providenciar um escape quando somos tentados não significa que seremos passivos e que vamos esperar de braços cruzados enquanto Deus prepara uma Saída de Mestre para nós. No versículo 7 Paulo já nos advertiu a não sermos idólatras. O que a idolatria tem a ver com as tentações? Fugir da idolatria implica em correr para Deus. Somente Deus pode transformar os desejos do nosso coração. Ninguém é capaz de mudar o seu próprio coração com força de vontade e domínio próprio. Em 1 Coríntios 6:17 Paulo afirma:

mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.

Precisamos ser um com o Senhor. Se você está se sentindo atraída por outra pessoa, com certeza você precisa fazer um check up no seu casamento e identificar as áreas que precisam de mais cuidados em sua vida, mas, principalmente, você precisa fazer um check up no seu relacionamento com Deus, para que Ele faça um check up no seu coração e, unida a ele, você seja transformada no seu interior, de onde vêm as imoralidades (Marcos 7:20-23). Confie na promessa de que

O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros. Provérbios 18:10.

ESTEJA CONSCIENTE

Sempre vai aparecer alguém com habilidades e interesses diferentes dos do seu marido, e que por mais que ele esteja comprometido com você e se esforce para te agradar, nunca será perfeito nem capaz de satisfazer cada desejo do seu coração.

Às vezes a atração se dá pela aparência física de outra pessoa, pelo seu comportamento, ou até mesmo pela sua espiritualidade. Quantas mulheres cristãs se sentem atraídas por outros homens cristãos que apresentam uma vida de piedade com Deus muito diferente da espiritualidade de seus maridos?

Se você já teve a experiência de se sentir atraída anteriormente, o que essas pessoas despertaram em você? Essa pergunta é importante por que você pode descobrir uma área de fraqueza, e tomar precauções para não ficar exposta e presa ao mesmo tipo de tentação repetidamente.

FUJA SEM HESITAR (1 Coríntios 6:18)

Um ótimo exemplo disso é José. Um péssimo exemplo é Sansão. José não exitou em correr, literalmente, da esposa de Potifar, e de deixar para trás o que fosse necessário. Deus era o centro da vida dele, não os seus desejos. Não é que José não tivesse desejos, mas sim que ele desejava mais ao Senhor. Já Sansão, ficou brincando com fogo. Ele idolatrava a si mesmo e aos seus desejos.

Quanto mais tempo você demorar para fugir, mais oportunidades você terá de se envolver emocionalmente e fisicamente com essa pessoa. Não brinque com coisa séria. Quantos adultérios (emocionais, virtuais e físicos) poderiam ser evitados se esse conselho fosse levado a sério!? Faça o que for preciso, e faça logo! Saia da academia, bloqueie a pessoa nas redes sociais, delete esse email, mude de bairro, deixe o ministério, troque de grupo caseiro, deixe o estudo bíblico, procure outro emprego e saia da festa antes de cantarem o Parabéns! Não importa o que vão pensar de você, nem mesmo as coisas que você vai perder ao tomar a decisão de fugir.

Você precisa rever seu relacionamento com Deus, seus padrões de tentação e as brechas do seu casamento, mas você não pode adiar a fuga. As outras coisas podem até levar tempo. Porém, se você não se colocar fora da situação de perigo, irá sucumbir mais cedo ou mais tarde. E quanto mais você demorar, pior será. Arranque logo esse Band-Aid.

NÃO SE ISOLE

Todas nós precisamos de ajuda. Deus nos transforma em comunidade. Parte do processo, com certeza, se dá no silêncio do seu quarto. Mas rejeite a mentira de que você não pode ou não precisa contar a ninguém. Quem se isola busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez. Provérbios 18:1. O ideal é que todas nós tenhamos mentoras ou amigas de confiança em nossa vida para quem possamos nos abrir e pedir ajuda. Se já temos o hábito de confessarmos nossas tentações e pecados a essas pessoas com regularidade, não será tão difícil assim confessar nossas tentações sexuais. Mas, mesmo que você não tenha pessoas assim em sua vida (ainda), trabalhe para isso e, por ora, decida confiar em alguém. Mesmo que você tenha medo de ser julgada ou de essa pessoa trair a sua confiança, é melhor se arriscar confessando do que se arriscar escondendo de todos o que se passa com você.

Dependendo do contexto, será imprescindível contar ao seu marido, como no caso da pessoa por quem você se sentir atraída ser muito próxima da sua família, ou no caso de você precisar fazer mudanças drásticas em sua vida e ter que explicar o porquê ao seu marido. Se isso for preciso, explique que não aconteceu nada, mas que você está se sentindo vulnerável e que precisa da ajuda e proteção dele para se afastar completamente daquela pessoa e romper os vínculos imediatamente.

Ter uma pessoa que ora por sua situação específica, e te faz as perguntas difíceis, é um grande livramento de Deus para você nesse momento. Até porque mesmo depois de haver confessado, talvez leve algum tempo até que essa atração perca força, só que há uma ou mais pessoas que sabem e que não vão achar que aquele flerte no final do culto é só “comunhão entre os irmãos.” Outro aspecto importante é que essa pessoa pode te ajudar a identificar as idolatrias do seu coração, e o que tem te deixado vulnerável nos seus relacionamentos com outros homens (ou mulheres), para que você se fortaleça em Cristo e em Sua Palavra.

Aqui vai uma palavra especial para as mulheres que são líderes: esposas de pastores, missionárias, líderes de ministério entre outras, não se deixem levar pela mentira de que vocês não têm ninguém para conversar! Sei que vocês, em geral, são muito sozinhas mesmo. Se você é uma esposa de pastor, pelo menos busque uma outra esposa de pastor; uma missionária pode buscar uma outra amiga missionária. Se não há pessoas próximas fisicamente, pegue o telefone e ligue. Em último caso, se afaste do ministério, se for preciso, mas nunca deixe que o seu ministério e cargo de liderança se tornem uma desculpa para você ceder à tentação e dar luz ao pecado.

Considerando que esse é um problema tão comum e tão pouco abordado nas igrejas, vale a pena ressaltar que não é improvável que você busque a ajuda de outra mulher e ela mesma esteja lidando com as mesmas tentações que você. Se você foi procurada e também está enfrentando esse problema, aconselhem-se mutuamente. Infelizmente não estamos tão preparadas quanto deveríamos, mas se nos calarmos ou continuarmos fugindo desse assunto, não vamos crescer nessa área, nem seremos curadas.

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. (Tiago 5:16).

Se você encaminhar sua amiga para outra mulher, por medo e/ou vergonha, provavelmente essa outra mulher terá a mesma dificuldade que vocês duas!

Assim como os homens estão lutando contra a pornografia e contra outras tentações sexuais, enquanto caminham em sua vida com Cristo, nós mulheres também precisamos deixar o nosso orgulho de lado e admitir que estamos lutando contra desejos sexuais fora do casamento e desejos emocionais insatisfeitos, enquanto amamos e servimos a Cristo e ao seu Corpo.

Escrito por

Tainise, carioca de 41 anos, casada há 18 com o Orivaldo, que é de Bauru (SP), e mãe do Kyle (5 anos). Conheci meu esposo na agência missionária Jocum (Jovens com Uma Missão), onde servimos a Deus por dez anos. Sou formada em Letras (Português-Árabe) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e congrego na Igreja Presbiteriana do Brasil, no Rio de Janeiro. Jesus me chamou para escrever (e ministrar) sobre sexualidade para mulheres cristãs. Em 2018 comecei o blog http://tainise.com.br/ como uma forma de cumprir meu chamado para encorajar e mentorear. Sou extremamente informal, gosto de sentar no chão, andar descalço e brincar com crianças. Também curto falar inglês, conhecer pessoas de outras culturas e me sinto realizada quando conecto as pessoas umas às outras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s